Qual a diferença entre Álcool Gel e Álcool Líquido?

Você sabe qual a diferença entre o álcool gel 70° e o álcool líquido 70° para decidir qual a melhor opção na hora da compra? Queremos ajudar você a fazer a escolha certa mostrando suas características e as situações que cada um pode ser usado.

Queremos deixar claro que o Álcool Gel e o Álcool Líquido têm a mesma eficácia para matar vírus e bactérias. A diferença das duas versões está relacionada na questão de uso.

Álcool Gel

Como o nome já diz, tem uma aparência de gel, transparente e incolor com cheiro característicos alcoólico.

Sua textura é mais agradável, é mais seguro e oferece maior facilidade para controlar e mensurar na hora de ser usado.

Recomendado como saneante desinfetante e com ação bactericida, destina-se a limpeza de superfícies fixas como piso, equipamentos e utensílios, paredes, bancadas e similares.

Outra vantagem do álcool gel está em sua maior ação residual, ou seja, ele age por mais tempo na superfície onde é aplicado e distribuído, além de ser menos agressivo para a pele que a versão líquida. Por isso é nesta versão que se recomenda usar nas mãos.

Álcool Líquido

Também conforme pode ser identificado pelo nome, é um líquido límpido e incolor e com odor característico alcoólico.

A versão líquida tem mais probabilidade de se perder por ser mais difícil de controlar a quantidade a ser usada porque escorre mais facilmente e evapora mais rápido.

Recomendado também como saneante desinfetante e com ação bactericida, pode ser utilizado para limpeza de superfícies em geral (madeira, metal, vidro, porcelanato, cerâmica, entre outras), na limpeza de embalagens de alimentos, limpeza e higienização na cozinha (fogões, geladeiras, mesas,  maçanetas e outros utensílios domésticos),  portas, interruptores, pisos, limpeza e higienização de banheiros (torneiras, armários, espelhos, vaso e descargas).

Álcool x Coronavírus

O tempo de contato do álcool gel na pele, até sua completa secagem, é de 20 a 30 segundos. Esse tempo é fundamental para garantir a destruição do envelope viral do coronavírus, vital para a penetração no interior das células. Já na forma líquida, o tempo tende a ser menor.

Fonte: http://blog.anjo.com.br/2020/06/qual-a-diferenca-entre-alcool-gel-e-alcool-liquido/